Curso de Extensão Cinema e Direitos Humanos I

Curso EAD “Cinema e Direitos Humanos I”

Inscrições abertas para o Curso EAD “Cinema e Direitos Humanos I”. São 250 vagas, gratuitas, destinadas a quaisquer interessados (alunos, professores e demais profissionais interessados na temática). O curso será realizado de forma remota, sempre às quartas-feiras e sábados às 14 horas, com início no dia 13 de maio e encerramento no dia 17 de julho de 2020.

Curso de Extensão Cinema e Direitos Humanos I

• Curso de Extensão: “Cinema e Direitos Humanos I (modalidade a distância / EAD)
  • Vagas: 250 (gratuitas)
  • Inscrições: até o dia 12 de maio de 2020 através do endereço eletrônico cinemaedireitoshumanosufg@gmail.com
  • Início do curso: 13 de maio de 2020

“Cinema e Direitos Humanos I” é uma atividade de extensão da Universidade Federal de Goiás, coordenada pelo Professor Mauro Machado do Prado e pela Professora Cerise de Castro Campos, da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), com a colaboração da Professora Helena Esser dos Reis, da Faculdade de Filosofia e Coordenadora do PPGIDH do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de maio. Escreva para o endereço eletrônico cinemaedireitoshumanosufg@gmail.com para receber o formulário de inscrição e, posteriormente, o link para acesso ao curso.

A abordagem dos Direitos Humanos representa importante conteúdo a ser contemplado na formação de estudantes de todos os cursos, de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, bem como de profissionais de diferentes áreas e da comunidade em geral, por reunir um conjunto de conhecimentos fundamentais para o reconhecimento do outro e para o respeito à dignidade humana, e sua rica diversidade, como preceito fundamental para a vida em sociedade.

Nesse contexto, o curso de Cinema e Direitos Humanos I, consiste em curso na modalidade de ensino à distância, com estudo dirigido, envolvendo indicação de leitura a partir de projeções estruturadas (apresentação da área, conceitos, abordagem histórica, fundamentos, princípios, classificação, temas contemporâneos, análise crítica) e documentários e filmes de curta e longa duração, de forma que ambos (leitura em estudo dirigido e documentários/filmes) subsidiem debates e reflexão, que levem a sínteses no que tange à promoção, ao respeito e à violação dos Direitos Humanos.

Espera-se, com o curso, apresentar, divulgar, aguçar a percepção e estimular o debate sobre temas de Direitos Humanos, de forma a demonstrar a aplicação de conceitos, fundamentos e princípios de Direitos Humanos no exercício profissional e na vida cotidiana. Tomando como referência documentários/filmes de curta e longa metragem, sob a ótica dos Direitos Humanos, pretende-se refletir sobre os direitos inerentes à dignidade humana, na caracterização dos diferentes sujeitos e das situações de sua violação, a partir da abordagem e análise de questões de conflitos de interesses e dilemas morais envolvendo temas contemporâneos, ponderando sobre a ética das responsabilidade, pública e individual, em um exercício crítico de identificação e reflexão sobre casos e personagens, tendo o cinema como ferramenta de percepção e leitura da realidade.